
A Escola Municipal Rural Graça de Deus, na região do Capeí, em Ponta Porã, foi palco, na manhã desta segunda-feira (19), do lançamento da versão em guarani kaiowá do livro Clarisse me Disse, de autoria da juíza de Direito Caroline Costa de Camargo, titular da 2ª Vara da Comarca de Capão Bonito, no interior de São Paulo. A iniciativa representa um importante avanço na prevenção à violência doméstica e familiar, aliando educação, conscientização e valorização da cultura indígena.
A solenidade contou com a presença da autora e ilustradora da obra, da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, da secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva Leite, e da vereadora Ângela Derzi, representando a Câmara Municipal de Ponta Porã, além de professores, coordenadores escolares e outras personalidades.
Durante a programação, os estudantes acompanharam a apresentação teatral Clarisse me Disse, iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) que utiliza a linguagem artística para conscientizar crianças da rede pública sobre a violência doméstica. O roteiro é baseado no livro de Caroline Costa de Camargo e integra uma proposta educativa que envolve a formação de professores e atividades em sala de aula, com desenhos, pinturas e reflexões sobre o tema, especialmente com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Ao conversar com a comunidade escolar, a juíza apresentou a proposta da obra, que conta a história da menina Clarisse e sua percepção de situações de violência no ambiente familiar. Com uma abordagem lúdica e acessível ao público infantil, o livro estimula o respeito, ajuda a reconhecer diferentes formas de violência e destaca a importância de procurar ajuda diante de situações que ameaçam a segurança e a dignidade das pessoas.
A autora destacou o significado da escolha de Ponta Porã para o lançamento da versão em guarani kaiowá, considerando a iniciativa um marco para ampliar o alcance da mensagem de prevenção.
“Estamos iniciando aqui na Escola Municipal Graça de Deus o lançamento da versão guarani e kaiowá do ‘Clarisse me Disse’ e esperamos que essa seja uma oportunidade de todos que falam a língua possam também obter informações. O lançamento que fazemos hoje é uma forma de respeitar os saberes da cultura local”, afirmou Caroline Costa de Camargo.
Originalmente publicado em português, o livro já chegou a diferentes regiões do Brasil. Depois do lançamento em São Paulo, a obra foi apresentada em Mato Grosso do Sul e também chegou a Pernambuco, com previsão de alcançar a Bahia.
Compromisso com a proteção e a garantia de direitos
Representando o prefeito Eduardo Campos, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, ressaltou que a construção de uma sociedade mais justa depende do envolvimento de toda a comunidade, começando pelas relações familiares e pelo ambiente em que cada pessoa vive.
“Cada um pode ajudar a mudar a realidade dentro da própria casa, dentro da própria família e no ambiente em que vive. Nossa luta é para ajudar na construção desse mundo de mais amor, que Ponta Porã seja referência para Mato Grosso do Sul com esse cuidado na garantia de direitos”, destacou.
A iniciativa busca aproximar as ações de prevenção à violência da realidade das comunidades indígenas, respeitando suas particularidades linguísticas e culturais. A tradução para o guarani kaiowá amplia o acesso de crianças e famílias a informações fundamentais sobre direitos, proteção e caminhos para buscar ajuda.
Além de abordar os limites nas relações e o reconhecimento de comportamentos violentos, a obra contribui para fortalecer o diálogo entre escola, família e comunidade. A proposta é promover conhecimentos e práticas de prevenção sem substituir os saberes tradicionais, valorizando as histórias, a língua e a identidade dos povos originários.
Cultura, educação e conscientização
A programação contou também com apresentações das crianças, incluindo uma música em guarani kaiowá, e uma apresentação teatral interativa do Grupo de Risco. Por meio da encenação da história do livro, os artistas envolveram os participantes em reflexões sobre a violência doméstica, a importância da proteção e as possibilidades de superar situações de violência.
A participação dos estudantes reforçou a importância de trabalhar o tema desde a infância, oferecendo ferramentas para que crianças e adolescentes possam identificar situações de risco, compreender a necessidade de buscar apoio e reconhecer pessoas e instituições às quais podem recorrer.
O lançamento da versão em guarani kaiowá do livro Clarisse me Disse na Escola Municipal Rural Graça de Deus representa, assim, uma iniciativa que une educação, prevenção à violência e valorização cultural. Ao respeitar a língua e os conhecimentos da comunidade indígena, a ação amplia as possibilidades de conscientização e fortalece o compromisso coletivo com a proteção das crianças e a garantia de direitos em Ponta Porã.




Mín. 11° Máx. 23°