Sexta, 03 de Dezembro de 2021
°

-

Cidades NOS BASTIDORES

Conjecturas - segunda-feira, 22 de novembro

Fique por Dentro dos Bastidores

22/11/2021 às 06h03 Atualizada em 22/11/2021 às 10h26
Por: Redação Fonte: Carlos Monfort
Compartilhe:
Jornalista Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort

 

TUCANATO

 

= O PSDB sai chamuscado das prévias pela indicação do candidato à presidência da República. O aplicativo para votação não funcionou, denúncias de fraudes pipocaram uma semana antes, briga generalizada e acusações mútuas.

 

Pelo menos até o inídio da noite deste domingo, os dirigentes tucanos não haviam divulgado o resultado.

 

AMBIENTE ELEITORAL

 

= A revista semanal Veja traz em sua última edição uma abordagem completa da sucessão presidencial.

 

A pouco menos de um ano da votação, o ambiente não é favorável aos postulantes ao Palácio do Planalto. Jair Bolsonaro tem índices de rejeição acima de 60%. Seu ex-ministro Sergio Moro, que acaba de se filiar ao Podemos, lida com números parecidos.

 

Os porcentuais de Lula são menores, na casa dos 40%, mas até agora ele não foi submetido à artilharia pesada dos concorrentes, o que certamente ocorrerá.

 

INSATISFAÇÃO

 

= Conforme o material, todos os três têm passivos conhecidos que ajudam a explicar a situação. O mau humor do eleitor decorre de uma combinação de fatores. Um deles — antigo e notório — é a insatisfação com a qualidade dos serviços públicos e com o descompasso existente entre o que a sociedade espera e o que os governantes fazem.

 

Outro — mais recente e que serviu de catalisador para a explosão da rejeição — é o clima de acentuada polarização. Hoje, opositores não são considerados simplesmente adversários dos quais se discorda, mas inimigos a ser odiados e, preferencialmente, abatidos.

 

Em disputas eleitorais recentes, o debate de ideias foi perdendo espaço para a animosidade e o ódio.

 

ANTI

 

= Agora, a pergunta não é mais sobre quem tem o melhor projeto, mas qual sentimento prevalecerá: o antipetismo ou o antibolsonarismo.

 

É o tipo de dilema que só interessa aos envolvidos. Refém da polarização, o país desperdiça a oportunidade de discutir projetos estruturantes — e o eleitor, cansado, perde a paciência e a fé em dias melhores.

HONRARIA

 

= O professor Mestre João Antonio da Silva Barbosa, o Jota Barbosa aqui para nós, um dos craques do Aesc de Ponta Porã, será homenageado no próximo dia 14 de dezembro com a comenda “Manoel José Gomes Tubino”, em homenagem aos profissionais de Educação Física a ser realizada no Salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Corintiano de carteirinha, Jota Barbosa é um dos ícones do ensino de Educação Física no município.

 

Parabéns, professor!!

 

LIBERTA..........

 

= .......... dores no sábado será de intensa emoção para flamenguistas e palmeirenses. Ambos estão empolgados e embalados com a performance no Brasileirão.

 

Os principais analistas em futebol do país não apontam favoritos, ou melhor, Flamengo e Palmeiras são os favoritos pois estão na final da Libertadores!

 

Façam suas apostas!!

 

Carlos Monfort

DRT MS 144

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias