ELEIÇÕES 2026
= Enquanto desenrola as movimentações em torno dos endereços partidários dos mandatários e sem mandato, os bastidores estão com a temperatura em alta.
Em Ponta Porã, as conversas giram em torno dos candidatos a candidatos a deputado estadual e federal em todas as vertentes.
Os nomes estão postos no tabuleiro, uns com maior desenvoltura, outros com os passos mais lentos e ponderados.
FEDERAL
= Circulam pelos quatro cantos de Ponta Porã os nomes dos pré-candidatos a deputado federal.
O PT tem o empresário Carlos Bernardo como nome definido. Muda se houver alguma rota alternativa que faça Bernardo deixar esse projeto, para por exemplo, disputar uma cadeira de deputado estadual.
Mas, hoje ele integra a lista de candidato a candidato a deputado federal.
Pompílio Júnior é outro que circula como pré-candidato à Câmara Federal. Ele está quieto, até então, dialogando com as forças políticas do PL, partido que preside em Ponta Porã.
Bernardo e Pompílio Jr. são nomes tidos como certos na disputa federal por Ponta Porã.
ESTADUAL
= Já no corredor rumo à Assembleia Legislativa, há um pequeno congestionamento nessa via.
A advogada Paula Consalter está no roll como candidata a candidata a deputada estadual. Hoje, está filiada ao PSDB.
Outro nome na mesma condição no ninho tucano é o ex-prefeito Hélio Peluffo Filho. Ativo nas redes sociais, vem pontuando sua presença na próxima eleição paulatina e serenamente.
MAIS NOMES
= Um terceiro nome circula como eventual candidato a candidato e está à postos: vereador Agnaldo Pereira Lima. Caso haja declínio de Paula Consalter para a disputa, ele entra no páreo.
Newton Oliveira, ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Nova Andradina e ex-vice-prefeito da mesma cidade, circula como pré-candidato a deputado estadual pelo PT, tendo como base eleitoral Ponta Porã.
Segundo consta, o PL também poderia apresentar a vereadora Lourdes Monteiro como candidata.
NO TRECHO
= Dentre os pré-candidatos, Carlos Bernardo é o que vem se movimentado com maior desenvoltura preparando o terreno para entrar em campo.
Candidato em 2022 e com boa votação, ele quer repetir e melhorar a dose no quesito votação e garantir uma cadeira no Congresso Nacional como deputado federal pela região de fronteira.
Tem sido convidado para reuniões de Mundo Novo a Porto Murtinho e tem falado sobre seus projetos para toda a região de fronteira.
Outro que também está na mesma seara é o ex-prefeito Hélio Peluffo Filho.
Ainda filiado ao PSDB, tem feito andanças de olho em 2026.
Carlos Monfort
DRT MS 144
Mín. 11° Máx. 24°