12°C 24°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Conjecturas - quarta, 11 de junho

Fique por Dentro dos Bastidores

11/06/2025 às 05h55
Por: Redação Fonte: Carlos Monfort
Compartilhe:
Carlos Monfort
Carlos Monfort

CRE-11

= Os 17 vereadores de Ponta Porã solicitaram ao Governador do Estado, Eduardo Riedel, que o município seja incluído como polo de aplicação das provas do próximo Processo Seletivo Simplificado (PSS), destinado à contratação de professores temporários para a Rede Estadual de Ensino, que deverão atuar no município e nas cidades circunvizinhas.

Os parlamentares entendem que a medida resultará em vários benefícios, como a ampliação da participação de profissionais da região no processo seletivo, a redução das desigualdades territoriais no acesso às vagas da rede estadual, a valorização dos educadores da faixa de fronteira e o fortalecimento institucional da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, sediada em Ponta Porã.

PEDIDO

Continua após a publicidade
Anúncio

= Para formalizar o pedido, os vereadores assinaram um ofício endereçado ao Governador Eduardo Riedel e às Secretarias Estaduais de Educação e de Governo, além da Coordenadoria da CRE 11.

O assunto é considerado de grande relevância e, por isso, os parlamentares, ao encerrarem a sessão, se dirigiram imediatamente à Prefeitura, onde seria realizada uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Educação, a fim de entregar o ofício com as 17 assinaturas.

CUSTOS

Continua após a publicidade
Anúncio

= Os vereadores justificaram o pedido afirmando que, no último processo seletivo, os profissionais da fronteira tiveram que se deslocar até Dourados, o que impôs dificuldades consideráveis de ordem financeira, logística e emocional.

“Destacamos alguns impactos, como o deslocamento custoso e exaustivo, com gastos em transporte e alimentação, além do tempo elevado de viagem; a desigualdade de acesso, que inviabiliza a participação de muitos profissionais por falta de recursos; o prejuízo no desempenho dos participantes, devido ao desgaste físico e emocional causado pelo deslocamento até outra cidade a 120 quilômetros de distância; bem como a capacidade técnica e estrutural do município de Ponta Porã, que conta com a CRE 11, escolas estaduais e instituições de ensino superior plenamente aptas a receber a aplicação das provas.”, conforme divulgado.

LUTO

= A sessão desta terça-feira, 10 de junho, foi iniciada de maneira diferente. O Presidente da Casa, Vereador Agnaldo Pereira Lima, convidou a todos para que ficassem em pé e observassem um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao cerimonialista Velocindo Silva, falecido no começo da manhã.

Velô, como era carinhosamente chamado por todos, foi o mais importante locutor do desfile de 7 de setembro na cidade, função que desempenhou com maestria por mais de 50 anos ininterruptos.

Os parlamentares aprovaram uma Moção de Pesar, que será encaminhada aos familiares de Velocindo, reconhecendo sua grande contribuição para o desenvolvimento do Município.

 

Carlos Monfort

DRT MS 144

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias