CALDEIRÃO
= A sessão ordinária da Câmara Municipal de Ponta Porã desta terça-feira, 11, caminhava para debates com bandeira branca, sem maiores atropelos.
No meio dela, postagens do vereador pedetista Subtenente Morinigo nas redes sociais provocaram debate mais acentuado em plenário.
Mais tarde um pouco, postagens em grupo de whatsapp colocaram em choque os vereadores Jelson Bernabé (Republicanos) e Lourdes Monteiro (PL).
Em ambos os casos, vereadores revezaram na tribuna para citar uma e outra situação.
TUCANATO
= A incorporação do PSDB ao PSD está cada vez mais próxima de ser concretizada ainda neste primeiro semestre, já de olho nas eleições gerais do próximo ano. No fim de semana, mais um passo nessa direção foi dado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Ele veio a Campo Grande direto de São Paulo (SP), no sábado, a bordo de um jatinho, para se encontrar com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e com o presidente tucano no Estado, o ex-governador Reinaldo Azambuja.
EXTINÇÃO
= Conforme divulgado pelo Correio do Estado, a reunião ocorreu a portas fechadas na casa do governador, apenas com a presença dos três, e a pauta do encontro foi a incorporação do PSDB pelo PSD, o que, na prática, resultaria na extinção do partido tucano enquanto sigla.
Conforme o jornal capitalino, na reunião Riedel e Azambuja disseram que falarão mais detalhes sobre o caminho a seguirem após decisão da nacional tucana.
VAZIO
= O PSDB perdeu forças logo após sua criação: com Aécio Neves, José Serra, dois dos principais nomes que disputaram a sucessão presidencial sem êxito.
Aécio caiu em descrédito e Serra perdeu terreno eleitoral.
Com isso, o ninho tucano foi perdendo plumagem e agora a legenda padece e vai desaparecer do mapa, como tudo indica.
Em Ponta Porã, há a tendência da maioria permanecer no PSD, casos do presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira e do prefeito Eduardo Campos.
Pelo PSD, a secretária de Governo Paula Consalter Campos integraria a chapa rumo à Assembleia Legislativa.
Carlos Monfort
Mtb MS 144
Mín. 18° Máx. 32°