FUSÃO
= União Brasil, PP, PSDB e Republicanos podem selar a fusão em nível nacional.
Os detalhes estão sendo tratados para que o martelo possa ser batido ainda neste primeiro semestre.
Excetuando o Republicanos, no Estado as demais três legendas possuem caminhos próprios e suas principais lideranças não falam o mesmo idioma há um bom tempo.
Rose Modesto no União Brasil, Adriane Lopes no PP e PSDB de Reinaldo Azambuja têm rumos distintos no Estado e no caso das duas primeiras, as eleições municipais deixaram sequelas irreparáveis.
MUDANÇAS
= O vereador Kleber Ortiz (PSDB) terá a missão de conduzir os destinos de Sanga Puitã a partir de agora enquanto subprefeito.
Com isso, o suplente Vanderlei Avelino vai subir e ocupar a cadeira de Ortiz.
Além disso, a vereadora Ângela Derzi reassumirá a função de secretária-adjunta de Assistência Social, abrindo a cadeira para o suplente Antonio Marques, Biro-Biro.
Thiago Vedana irá para a secretaria de Meio Ambiente, com a primeira suplente Annie Espínola retornando a ocupar um dos assentos do plenári ´Isaac Borges Capilé´.
REELEIÇÃO
= Em entrevista ao Correio do Estado, o senador Nelsinho Trad disse que com sete anos de mandato já cumpridos no Senado, se considera legitimado para buscar a reeleição no pleito do ano que vem, porém, deixou em aberto por qual legenda deve participar da disputa.
O parlamentar reforçou que todo político detentor de mandato tem a prerrogativa de buscar a continuidade no cargo.
“Muita gente por aí está falando que vai fazer isso, que vai fazer aquilo para ser eleito senador, mas, diferentemente dessa gente, eu já fiz e, portanto, tenho legitimidade para concorrer”, afirmou.
Ele acrescentou que a preocupação pela conquista das duas vagas ao Senado para MS é dos seus adversários.
EFEITOS
= Os reflexos do “pix” continuam no governo de Lula.
A decisão do presidente da República de revogar um ato normativo da Receita Federal que continha regras sobre coleta de informações de movimentações financeiras acima de R$ 5 mil, via Sistema de Pagamentos Instantâneos (Pix), foi mais uma derrota pública do seu governo, após uma forte pressão da oposição bolsonarista.
Preocupado com os reflexos negativos em sua popularidade depois da estrondosa repercussão nas mídias sociais do vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o presidente Lula cobrou de seus ministros a definição de uma nova estratégia para reduzir os danos políticos até as eleições gerais do próximo ano, quando deverá tentar a reeleição.
ROTATÓRIA
= Cidadã antenada enviou mensagem com o seguinte teor: “Pauta: pergunta que não quer calar: vários bairros saem da Belmiro de Albuquerque para a Br sentido centro, projetaram a rotatória obrigando à todos irem até a rotatória do Jd Independência para contornar e vir para o centro, será que através da sua coluna alguém inteligente poderia acatar o clamor da população e refazer aquela rotatória na saída da Belmiro?
Os carros e motos acabam fazendo “pé de macaco”, pois com o preço da gasolina não dá pra ficar andando a toa pra fazer retorno.
Socorro !!!”.
Pedido feito!
Carlos Monfort
Mtb MS 144
Mín. 17° Máx. 23°