CENÁRIO
= O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), foi anunciado como o novo presidente estadual do Partido Liberal (PL) a partir de 1º de janeiro de 2025. A informação foi divulgada pelo atual presidente estadual da legenda, Tenente Portela, em um grupo de WhatsApp, consolidando Azambuja como a principal figura do partido no Estado.
Azambuja, que é uma peça-chave na articulação da política estadual, foi responsável por garantir o apoio do ex-presidente Bolsonaro à candidatura de Beto Pereira (PSDB) à prefeitura de Campo Grande, fortalecendo a aliança entre PSDB e PL no estado.
COMANDO
= “A partir de 1º de janeiro de 2025, o PL aqui no Mato Grosso do Sul será dirigido por Reinaldo Azambuja. Para quem não gostou, questione o próprio Bolsonaro, Valdemar e o articulador político do PL, Senador Rogério Marinho. Sou leal a um amigo de mais de 45 anos, e essa lealdade é via dupla”, declarou o atual presidente do PL estadual.
Além de assumir o comando do partido, Reinaldo Azambuja já é apontado como o nome de Bolsonaro para a disputa ao Senado em 2026, posicionando-se como o candidato bolsonarista na corrida pelo legislativo federal.
MAPA
= Na prática, Reinaldo Azambuja já dá as cartas no PL. Foi ele que, com autorização de Bolsonaro, determinou que o PL reduzisse de 40 para 27 o número de candidatos no Estado, retirando candidatura nas principais cidades.
Entre elas, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, onde o partido tenta candidatura própria na Justiça.
Ele só não conseguiu aqui em Ponta Porã, onde a corda rompeu antes que ele (Reinaldo) pudesse reconstruir a ponte que já estava com a base formatada.
PEDIDOS
= Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro pede votos para Pompílio Júnior (PL), o presidente Lula gravou vídeo pedindo para o pontaporanense o voto ao seu candidato a prefeito, Carlos Bernardo.
Lula diz que o Governo Federal será parceiro principal do município em suas demandas para melhorar a qualidade de vida da população, enfatizando que o PT tem forte compromisso com a fronteira.
ELEIÇÕES
= Faltam apenas 20 dias para as eleições de 06 de outubro.
Em Ponta Porã, a movimentação é intensa com sucessivas reuniões dos candidatos.
Eduardo Campos (PSDB) e Carlos Bernardo (PDT) estão dois passos à frente dos demais concorrentes no quesito mobilização em reuniões.
Bernardo fez uma reunião no fim de semana com desportistas e jovens reunindo centenas de adeptos ao seu nome na corrida eleitoral.
É a sucessão municipal entrando no afunilamento.
Carlos Monfort
Mtb MS 144
Mín. 22° Máx. 40°