A destituição da professora Cris Pinheiro da função de coordenadora do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal ´Prefeito Orlando Mendes Gonçalves´, localizada no centro de Ponta Porã, está revoltando a comunidade escolar.
A decisão é unilateral tomada pela diretora da instituição de ensino, Kedma Souza Moraes.
Nesta segunda-feira, 17, pais e alunos realizaram mobilização em frente da escola pedindo a permanência da educadora diante do trabalho que desenvolve com muito profissionalismo e dedicação, conforme atestam os pais em nota enviada ao PONTAPORAEMDIA.
Cris Pinheiro foi uma das maiores batalhadoras para o fortalecimento do EJA na escola municipal, conforme relato dos pais, que não aceitam sua saída.
De acordo com os próprios pais, a diretora da escola, professora Kedma Souza Moraes não teria apresentado até o final da tarde de segunda-feira, 17, uma justificativa plausível para a decisão de destituir a educadora da função.
“Segundo nos disseram que é uma questão pessoal, pois a Cristiane Pinheiro tem a unanimidade de apoio de todos nós”, atesta um pai, que prefere não ter seu nome identificado.
A mobilização tomou conta da escola, onde os pais e alunos pedem a permanência na função de coordenadora na escola municipal. A secretaria de Educação acompanha o caso desde o início, logo após ser comunicada da destituição e da mobilização dos pais e alunos da escola em favor da professora e coordenadora do curso de Educação de Jovens e Adultos.
A decisão de destituir da função de coordenadora é estrita responsabilidade da diretora Kedma Souza Moraes, pois não há nada que desabone ou possa interferir na permanência da coordenadora, portanto a decisão de destituir foi tomada pela diretora da instituição de ensino municipal.
DECISÃO
Tomando decisão exemplar pois a coordenadora não quer prejudicar o andamento do curso, Cris Pinheiro comunicou a secretaria municipal de Educação sua decisão pessoal de não permanecer no cargo mesmo que a decisão da direção da escola municipal ´Orlando Mendes´ seja alterada.
A professora emitiu um comunicado:
**Comunicado aos Pais e Responsáveis**
Prezados Pais e Responsáveis,
É com um misto de gratidão e tristeza que venho comunicar que, a pedido da direção da Escola Orlando Mendes, estarei me despedindo desta instituição.
Durante meu tempo aqui, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com alunos maravilhosos e dedicados, além de contar com o apoio de uma comunidade escolar comprometida e solidária. Agradeço a todos pelo carinho, colaboração e confiança depositada em meu trabalho ao longo deste período.
Gostaria de reafirmar meu compromisso com a educação e expressar meus votos de continuidade no sucesso e desenvolvimento dos alunos. Tenho certeza de que eles continuarão a trilhar um caminho de aprendizado e crescimento sob a orientação da competente equipe da Escola Orlando Mendes.
Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários e desejo a todos um excelente prosseguimento de ano letivo.
Com gratidão e apreço,
APOIO PELA PERMANÊNCIA
Os pais elaboraram um documento onde pedem a permanência da educadora.
“Escola Orlando Mendes Excelentíssimo prefeito Eduardo Campos, Os estudantes do EJA noturno, os responsáveis pelos alunos e até os pequenos estudantes não concordam com a decisão de tirarem a coordenadora Cris Pinheiro da Escola Orlando Mendes. É fundamental tê-la conosco, pois foi graças a ela que muitos alunos recuperaram o interesse em retornar aos estudos. Não desejamos a presença da Kedma, solicitamos que a remova da escola e a encaminhe para outra unidade. Não a queremos como gestora, senhor prefeito! Atenciosamente, Pais e Alunos. *Pais e alunos pedem saída de diretora da Escola Orlando Mendes em Ponta Porã.*
De acordo com os pais, a Diretora não atende as expectativas da escola.
Na manhã desta segunda-feira (17) algumas mães de alunos da Escola Municipal Orlando Mendes no centro de Ponta Porã organizaram um grupo para uma manifestação pedindo a saída da Diretora Kedma da escola e a volta da coordenadora Cris Pinheiro.
Segundo as mães de alunos, a Diretora teria pedido a saída da coordenadora por ciúmes, por não concordar que todos os pais aceitem se reportar somente à tia Cris, conforme conhecida na escola.
Em outro relato, uma mãe contou que “a Diretora seria arrogante, debochada, sarcástica, que não tem amor por criança, que teria debochado da mãe, e teria dito que se ela tivesse um filho como o dela, ela iria ver um tratamento, um remédio pra ele, sendo que ele não tem nenhum problema, só é conversador, ele tem um amor pela tia Cris, pois ela entende ele e sabe que ele não tem maldade.
Os pais e alunos da instituição estão revoltados com essa situação e pedem que tirem a Diretora, mandem-na para outra escola e voltem a Coordenadora Cris para o Orlando Mendes”.
O prefeito de Ponta Porã atendeu alguns pais na entrada da prefeitura, já está sabendo do caso e marcou uma reunião na terça-feira, 18/06, para ouvir os pais sobre o que estaria acontecendo neste caso.
** FOTOS ENVIADAS PELOS PAIS DE ALUNOS À REDAÇÃO DO PONTAPORAEMDIA**
Mín. 17° Máx. 25°