Por Carlos Monfort
Da Redação
Professora Rosemeire, “Meire” ou “tia Meire”.
Assim foram durante 38 anos de vida dedicados à educação da professora Rosemeire Quintaes Nicolau, que desde 1985 quando foi contratada pela prefeitura de Ponta Porã para exercer a função de professora leiga da rede municipal de ensino, dedicou seu tempo para ensinar e educar.
Além da sala de aula, a professora também exerceu funções e escalou os degraus do ensino público, até chegar a ocupar a titularidade da secretaria municipal de Educação de Ponta Porã, cargo que chegou com muita dedicação e competência pura de quem sempre teve a educação pulsando forte no coração.
Aos 68 anos - mãe de André Octávio, Cristiane e Denize – avó ´coruja´ de cinco netos - Lucas, Isabela, Davi e Guilherme e Rafael - a professora Rosemeire Quintaes Nicolau foi homenageada na Câmara Municipal de Ponta Porã com votos de louvor, propositura apresentada pelo ex-aluno, hoje professor e exercendo a função de vereador, Thiago Vedana, homenageando a educadora com entrega de votos de louvor.
Thiago, vale lembrar, hoje exerce a função de coordenador pedagógico na mesma Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde a ´tia Meire´ aposentou.
A história de vida profissional da “tia Meire” teve início na metade da década de 80.
Professora pedagoga, pós graduada em metodologia do Ensino Superior e Didática, iniciou sua carreira de professora leiga contratada pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã em 1985 a 1990, tendo exercido a função de professora na Casa da Criança Dona Sebastiana.
Entre os anos de 1988 a 1993 fez parte do corpo docente como Professora na Moderna Associação Pontaporanense de Ensino (MAPPE) – dividindo o tempo como professora do Município.
De 1990 a 1992 prestou serviços enquanto educadora como contratada professora de sala especial na Escola Estadual Adê Marques.
Em 1992 assumiu o concurso de professora da educação infantil do município de Ponta Porã, na Casa da Mãe Crecheira Dona Marly, na Vila Aurea.
De 1993 a 1997 foi eleita Conselheira Tutelar (primeira eleição), exercendo mandato paralelo com a função de professora.
Em 1994 assumiu concurso do Estado na Escola Estadual ´Adê Marques´, sendo, 20h na rede Estadual e 20h na rede Municipal.
Em 1997 foi convidada e eleita pelo colegiado escolar para ser Diretora Adjunta da diretora professora Maria Leny Antunes Klais.
Em 2004 ocupou o cargo de Diretora na licença da professora Leny.
2005 a 2012, cedida no convênio de contrapartida do Estado para o Município, na Secretaria Municipal de Educação, cumpriu a função de assessora da Secretária de Educação.
Em 2008 de abril a novembro foi Secretária de Educação do Município de Ponta Porã.
De janeiro a julho de 2009 exerceu o cargo de Secretária de educação do Município de Ponta Porã.
Em 2013 retornou para o estado, na E.E. Adê Marques, na função de coordenadora pedagógica, onde permaneceu até 2019.
No ano de 2020 foi lotada na Escola Estadual Joaquim Murtinho, na função de coordenadora pedagógica, permanecendo até a aposentadoria ocorrida no dia 23 de março de 2023.
Na Educação Municipal teve a oportunidade de prestar serviços por várias escolas e Ceinf´s (antigas creches), sendo Creche Dona Sebastiana, Casa da Mãe Crecheira Dona Marly na Vila Áurea (bons tempos), Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques, Escola Municipal Madalena Manvailler, Ceinf Mario Ocariz da Rosa, Ceinf Elpídio Peluffo, Ceinf Eurora Ramos e Secretaria Municipal de Educação.
Na sessão de homenagem, 02 de maio, a professora Rosimeire Quintaes Nicolau lembrou que “nos seus 38 anos... caminhar pela Educação Municipal e Estadual, foram de grande aprendizado. Obrigada meu Deus por todas as oportunidades” destacou.
E deixou um recado aos jovens que estão iniciando na carreira de educador: “faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção do seu esforço”, citando frase de Mahatma Gandhi.
Mín. 17° Máx. 23°