A Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul estreia o Programa Estúdio ALEMS. Produzido e apresentado pela jornalista da Casa, Lilian Veron, o Programa será quinzenal e com duração de trinta minutos, com a proposta de unir bate-papo e arte e trazer aos ouvintes a leveza da música e das histórias de vida de quem a produz. MBP, rock, jazz, chorinho, música clássica e regional entre outros gêneros estarão no repertório, sempre buscando a diversidade cultural brasileira.
Na estreia o convidado é o violonista Plínio Fernandes, que esteve recentemente em primeiro lugar na categoria música clássica da Billboard, com o seu primeiro álbum Saudade. Plínio que atualmente mora em Londres, Inglaterra, tem uma intensa ligação com Mato Grosso do Sul, o que o motivou inclusive na escolha de uma das faixas de seu disco, Recuerdos de Ypacaraí. “Já estive em Campo Grande diversas vezes, onde gravei programas de TV e me despedi do Brasil em um concerto com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande”, conta o jovem músico, cujo primeiro álbum tem a participação da cantora Maria Rita e do violoncelista Sheku Kanneh-Mason. Uma curiosidade é que o talentoso Sheku ficou mundialmente conhecido por ter tocado no casamento do Príncipe Harry e de Megan Markle, em 2018.
Para a coordenadora da Rádio ALEMS, Karine Cortez, diversificar a programação e valorizar a música brasileira e regional é um dos grandes diferenciais e compromissos da rádio institucional. “Nosso país tem uma cultura extremamente rica e nós, comunicadores, temos o dever de valorizar e divulgar todo esse nosso tesouro. Com esse Programa, a Rádio ALEMS vem mais uma vez cumprir com seu papel social na valorização dos artistas, dos nossos artistas, que hoje despontam mundialmente", destacou.
Depois de Plínio Fernandes com seu álbum e com muita música brasileira, os ouvintes irão conhecer a sonoridade peculiar do bandolim tocado pelo português Norberto Cruz, que vai falar de sua carreira e da história do instrumento. Na mesma edição os ouvintes conhecerão a cantora e produtora Lidiane Duailib, com seu projeto Bossa Livre. “A nossa proposta é sempre pintar um quadro novo, unimos músicos maravilhosos e sempre tocamos de improviso canções já conhecidas de uma forma inédita e única”, explica a artista.
Em dezembro estreiam os programas com Tetê Espíndola, ícone da música sul-matogrossense com seu mais novo DVD gravado com a Orquestra de Câmara do Pantanal de Corumbá e Carlos Luz, pesquisador e colecionador que tem um riquíssimo acervo de discos de vinil e CDs de artistas do Estado e traz verdadeiras relíquias para os ouvintes.
Na Rádio ALEMS você vai viajar pelo mundo por meio da arte musical e cultural - acesse aqui .
Mín. 22° Máx. 40°