Quinta, 26 de Maio de 2022
°

-

Geral Mato Grosso do Sul

Reinaldo atende solicitação de Neno Razuk e contrata intérprete guarani para DAM-Dourados

O Governo do Estado atendeu mais uma solicitação do deputado estadual Neno Razuk (PTB) que havia solicitado em maio do ano passado que fosse contra...

21/01/2022 às 10h05
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Governador Reinaldo Azambuja e Deputado Neno Razuk
Governador Reinaldo Azambuja e Deputado Neno Razuk

O Governo do Estado atendeu mais uma solicitação do deputado estadual Neno Razuk (PTB) que havia solicitado em maio do ano passado que fosse contratado intérpretes de língua indígena para atender vítimas de violência na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) em Dourados. A solicitação foi enviada para a SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e ao Governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

Ontem (19) o governo anunciou a contratação de intérprete nas línguas indígenas pelas delegacias de polícia nos municípios que possuam população indígena e segundo a informação, será uma assistente social que conhece a realidade das mulheres nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados e que fala Guarani, língua predominantemente utilizada neste território.

"É uma ação que vai ampliar o atendimento e acolher as vítimas da violência de gênero. Os números mostram que esta é uma necessidade junto às aldeias de Dourados, pois os crimes contra o gênero são recorrentes e a solicitação foi feita para que essa triste realidade se minimize. Foi uma solicitação apresentada em nosso gabinete e que acompanhamos até o desfecho agora. Agradecemos ao governador pela sensibilidade”, destacou o deputado.

Vale lembrar que de acordo com os índices, Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país e no município de Dourados está a maior reserva urbana do país, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, com cerca de 3.500 hectares e 20.000 habitantes, diversas vulnerabilidades e elevados índices de violência contra mulheres e crianças. A solicitação também atende também uma antiga demanda da CPMI para o Estado de Mato Grosso do Sul, em junho de 2013.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
- Atualizado às 20h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias