A ministra Tereza Cristina visitará nesta quarta-feira (12/01) e quinta-feira (13/01) propriedades afetadas pela estiagem nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
No dia 12, a ministra percorrerá a região de Santo Ângelo (RS) e Chapecó (SC). No dia 13, serão visitadas propriedades em Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).
A Assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura ainda está confirmando a propriedade rural a ser visitada, podendo ser mais de uma em Ponta Porã a ser visitada pela ministra.
A seca no Estado provocou a retração de 4,77% na produtividade prevista para safra de soja de 2021/2022, que caiu de 56,38 para 53,69 sacas por hectares. A expectativa que era de 12,773 milhões de toneladas, agora está em 12,164 milhões, um recuo de mais de 600 mil toneladas.
Para ajudar e apoiar os produtores que foram prejudicados com este cenário, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou, na semana passada, a situação de emergência em todo Estado devido a estiagem.
Esta ferramenta permite que o produtor acione o seguro agrícola, o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) e busque prorrogar as parcelas dos financiamentos.
O titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck, destacou que a estiagem teve relação direta nos números da safra. “Pela produtividade média que era de 58 sacas por hectares, a nossa estimativa inicial era chegar nos 12,77 milhões de toneladas, mas ao longo deste processo, tivemos o problema de crise hídrica muito forte em dezembro, principalmente no Conesul, de Dourados, Ponta Porã até Mundo Novo, que foram as áreas mais afetadas”, afirmou.
O objetivo da visita é analisar a situação crítica gerada pela estiagem que levou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a decretar situação de emergência nos 79 municípios do MS. Além do Mato Grosso do Sul, os outros três estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Mín. 17° Máx. 23°